Se você foi contemplado com uma carta de crédito, essa é uma ótima notícia! Isso significa que você já pode adquirir um imóvel. Mas é comum surgirem dúvidas sobre como usar essa carta na prática. E é aí que a imobiliária entra como sua parceira de confiança durante todo o processo.
A seguir, explicamos de forma simples como funciona a compra com carta de crédito e como a imobiliária atua para garantir mais segurança e agilidade.
Estando de posse da carta de crédito, já aprovada pela Instituição Financeira, o primeiro passo é encontrar um imóvel compatível com o valor disponível. A imobiliária vai apresentar as melhores opções de acordo com seu perfil, localização desejada e as exigências do consórcio ou instituição responsável pela carta.
Além disso, verificamos se o imóvel está regularizado e apto para ser financiado com carta de crédito, evitando dores de cabeça futuras.
Após a escolha, a imobiliária faz a ponte entre comprador e vendedor, garantindo que todos os termos da negociação estejam claros e justos. A carta de crédito é apresentada como forma de pagamento, e a imobiliária orienta ambas as partes sobre os prazos e exigências da administradora do consórcio.
A administradora do consórcio fará uma vistoria no imóvel para confirmar se ele está de acordo com os critérios da carta. A imobiliária acompanha esse processo, ajudando na comunicação com a administradora e com o proprietário.
Neste momento, a imobiliária tem papel fundamental: coletar, revisar e organizar todos os documentos necessários de comprador e vendedor. Isso inclui: RG, CPF, comprovantes de renda, certidões, matrícula do imóvel, entre outros.
Essa etapa feita com o suporte da imobiliária evita erros que poderiam atrasar ou até travar o processo.
Assim que tudo é aprovado, o contrato de compra e venda é assinado com alienação fiduciária, ou seja, o imóvel é transferido para o seu nome, mas fica como garantia até que todas as parcelas do consórcio sejam pagas.
Importante: o contrato fiduciário tem o mesmo valor legal de uma escritura pública e garante segurança jurídica para você e para o vendedor.
Com a assinatura feita, a imobiliária orienta você no registro do contrato no Cartório de Registro de Imóveis. Só após esse registro o imóvel passa oficialmente para o seu nome.
Mesmo com a carta de crédito, há alguns custos envolvidos:
Taxa de avaliação do imóvel (pela administradora)
ITIV (Imposto sobre Transmissão Inter Vivos) – em Feira de Santana, a alíquota é de 3% sobre o valor do imóvel
Registro em cartório – valor cobrado conforme a tabela oficial do TJBA (Tribunal de Justiça da Bahia)
A imobiliária te orienta sobre cada uma dessas taxas e ajuda no planejamento financeiro para que você não tenha surpresas.
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